Seja bem-vindo
Horizontina,23/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz

agenciabrasil.ebc.com.br
Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz

O Irã anunciou neste sábado o fechamento do Estreito de Ormuz, segundo a agência de notícias Reuters. A decisão ocorreu após alegação de violação da trégua por parte dos Estados Unidos e de Israel.



A medida eleva a tensão em meio a negociações entre os países. Estados Unidos e Irã buscam avançar no acordo provisório assinado na última quarta-feira para encerrar o conflito por quatro meses.



A Guarda Revolucionária do Irã alertou navios para não se aproximarem da rota vital para o abastecimento global de petróleo e gás, citando "crimes" de Israel no Líbano e uma violação, por parte dos Estados Unidos, de compromissos para estabelecer um cessar-fogo.



O Comando Central dos Estados Unidos, no entanto, informou que 55 navios mercantes atravessaram o Estreito de Ormuz neste sábado.



A assinatura do protocolo do acordo para pôr fim à guerra previa a abertura total de Ormuz a partir dessa sexta-feira (19).



De acordo com a mídia estatal iraniana, uma equipe do alto escalão de Teerã partiu para a Suíça para conversas com os Estados Unidos previstas para começar neste domingo.



O vice-presidente norte-americano, JD Vance, também indicou que partiria em breve para o encontro, que é mediado pelo Paquistão.



Com informações da Agência Reuters


1:33




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.